Sexta-feira, 28 de Maio de 2010

 

Pergunta 4 Onde podemos encontrar a prova da existência de Deus?

                      - Num axioma que aplicais às vossas ciências não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão vos responderá.

Comentário de Kardec :

Para acreditar em Deus, basta ao homem lançar os olhos sobre as obras da criação. O universo existe, portanto ele tem uma causa. Duvidar da existência seria negar que todo o efeito tem uma causa e admitir que nada pode fazer alguma coisa.

 

 

Pergunta 5 Que conclusão podemos tirar do sentimento intuitivo que todos os homens trazem em si mesmos da existência de deus?

                      - A de que Deus existe; de onde lhes viria esse sentimento se repousasse sobre o nada? É ainda uma consequência do princípio de que não há efeito sem causa.

 

 

Pergunta 6 O sentimento íntimo que temos em nós da existência de Deus não seria o efeito da educação e das ideias adquiridas?

                      - Se fosse assim, por que vossos selvagens teriam também esse sentimento?

 

Comentário de Kardec :

Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse o produto de um ensinamento, não seria universal. Somente existiria naqueles que tivessem recebido esse ensinamento, como acontece com os conhecimentos científicos.

 

 

Pergunta 7 Poderemos encontrar a causa primária da formação das coisas nas propriedades íntimas da matéria?

                       - Mas, então, qual teria sido a causa dessas propriedades? Sempre é preciso uma causa primária.

Comentário de Kardec :

Atribuir a formaçã0 primária das coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa.

 

 

Pergunta 8 O que pensar da opinião que atribui a formação primária a uma combinação acidental e imprevista da matéria, ou seja, ao acaso?

                - Outro absurdo! Que homem de bom senso pode conceber o acaso como um ser inteligente? E, além de tudo, o que é o acaso? Nada.

 

 

...

Comentário de Kardec :

A harmonia que regula as actividades do universo revela combinações e objectivos determinados e, por isso mesmo, um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso seria um contra-senso, porque o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente não seria mais um acaso.

 

 

Pergunta 9   Onde é que vê na causa primária a manifestação de uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências?

                        - Tendes um provérbio que diz: “Pela obra reconhece-se o autor.”

Pois bem: olhai a obra e procurai o autor. É o orgulho que causa a incredulidade. O homem orgulhoso não admite nada acima dele, é por isso que se julga um espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!

  

Comentário de Kardec :

Julga-se o poder de uma inteligência por suas obras. Como nenhum ser humano pode criar o que a natureza produziu, a causa primária é, portanto, uma inteligência superior à humanidade.

Quaisquer que sejam os prodígios realizados pela inteligência humana, essa inteligência tem ela mesma uma causa e, quanto mais grandioso for o que ela realize, maior deve ser a causa primária. É essa inteligência superior que é a causa primária de todas as coisas, qualquer que seja o nome que o homem lhe queira dar.

 

LIVRO DOS ESPÍRITOS - Allan Kardec

Allan Kardec pergunta/os espíritos respondem

 



publicado por EVOLUÇÃO às 20:47
Toda a verdade sobre o espiritismo:
http://blogespiritismo.blogs.sapo.pt
Maria Helena a 16 de Julho de 2010 às 11:55

Espiritismo é ciência que estuda o Espírito, a sua essência e relação à luz da Mensagem de Cristo
NASCER, MORRER, RENASCER AINDA, PROGREDIR SEMPRE, TAL É A LEI - Allan Kardec
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